Português

Caracterização da Disciplina

A disciplina de Português integra-se na Componente de Formação Sociocultural sendo, por isso, comum a todos os cursos. Visa a aquisição de um corpo de conhecimentos e o desenvolvimento progressivo de competências que capacitem os jovens para a reflexão e o uso da língua materna. Assim, a aula de Português deve desenvolver os mecanismos cognitivos essenciais ao conhecimento explicito da língua bem como incentivar uma comunicação oral e escrita eficaz, preparando a inserção plena do aluno na vida social e profissional, promovendo a educação para a a cidadania, contribuindo para a formação de um bom utilizador da língua, habilitando-o a ser um comunicador com sucesso e um conhecedor do seui modo de funcionamento, suheito que se estrutura, que constrói a sua identidade através da linguagem para poder agir com e sobre os outros, interagindo.
Esta disciplina permitirá também que, no final do curso, o aluno seja capaz de interargit, oralmente e por escrito, receptiva e produtivamente de forma adquada, nas situações de comunicação dos domínios gregário, transaccional e educativo, fundamentais para uma integração plena na sociedade, nomeadamente na resolução de questões da vida quotidiana.
Saber ouvir e compreender e saber expressar as suas opiniões, receios, vontades, sentimentos é vital para assegurar uma boa participação na sociedade em que estamos inseridos. Importa, pois, educar para a compreensão mútua entre interlocutores, condição primordial do agir comum. Neste sentido, reveste-se de particular importância promover a produção de textos orais e escritos adequados aos contextos comunicativos em que eles se realizam, tendo em consideração todos os elementos intervenientes, designadamente os referentes a espaços, interlocutores, tipos de textos, realizações linguísticas e estratégias de comunicação.
A aula de Português deve ser, pela especificidade da disciplina, um espaço de transversalidade cultural linguística, na sua condição de suporte estruturalmente integrado nos outros saberes. Exige, pois, um investimento significativo na promoção de situações de a aprendizagem que efetivamenter desenvolvam os conhecimentos e as aptidões linguísticas dos alunos e aperfeiçoem técnicas e instrumnetos concebidos numa perspetiva multidimensional, integradora e transdisciplinar.
A aula de língua materna deve ser, fundamentalmente, orientada para a consciência e fruição integral da língua.
 
 
 

Competências a Desenvolver

As competências nucleares da disciplina são os seguintes. Compreensão Oral, Expressão Oral, Expressão Escrita, Leitura e Funcionamento da Língua. O programa a desenvolve-se em torno destas competências e da interacção que elas establecem com a competência estratégica e a formação dos alunos para a cidadania, transversais ao curriculo.
O desenvolvimento das competências nucleares, necessário à formação dos alunos para uma cidadania plena, pressupõe e exige um conhecimento metalindístico, uma consciência linguística é uma dimensão estética da linguagem e assenta num modelo de comunicação, intendido enquanto acção, conduz competências em interação: a de comunicação e a estratégia.
A competência da comunicação compreende as competências linguísticas, discursiva/textual, sociolinguística e estratégica. A escola deverá promover, no âmbito da consciência linguística, o conhecimento do vocabulário, da morfologia da sintaxe e da fonologia/ortografia; no que respeita a competência discursiva/textual, o conhecimento das convenções que subjazem à produção de textos orais ou escritos que cumprem as propriedades da textualiade; quanto à competência sociolinguística, o conhecimento das regras sociais para contextualizar e interpetar os elementos linguísticos e discursivos/textuais; em relação à competência estratégica o uso de mecanismos de comunicação verbais ou não verbais como meios compensatórios para manter a comunicação e produzir efeitos retóricos.
A competência estratégica transversal ao currículo, envolve saberes procedimentais e contextuais (saber como se faz, onde, quando e com que meios) que fazem do aluno um sujeito activo e progressivamente mais autónomo no processo de construção das própias aprendizagens. A escola deve proporcionar conhecimentos de processos de consulta e pesquisa em vários suportes ( incluindo a chave, frases curtas, resumo, esquemas e mapas); conhecimentos de elaboração de ficheiros; conhecimentos sobre a utilização de instrumentos de análise, processadores de texto e bases de dados, correio electrónico e produção de registos áudio e vídeo.

    A formação dos alunos para a cidadania, competência transversal ao currículo, é também uma competência do Português, já que a sua inserção plena e consciente como cidadão passa por uma compreensão e produção adquadas das funções instrumental, reguladora, interaccional, heurística e imaginativa da linguagem. A tomada de consciência da personalidade própria e dos outros, a participação na vida da comunidade, o desenvolvimento de um espírito crítico, a construção de uma identidade pessoal, social e cultural instituem-se como eixos fundamentais nesta competência. Estes factores implicam a promoção de valores e atitudes conducentes  ao exercício de uma cidadania responsável num mundo em permanente mutuação, onde o indíviduo deve afirmar a sua personalidade sem deixar de aceitar e respeitar a dos outros, conhecer e reivindicar os seus direitos, sem deixar de conhecer e reinvidicar os seus direitos, sem deixar de conhecar e cumprir os seus deveres. Trata-se, em suma, de levar o indíviduo-aluno a saber viver bem comsigo e com os outros.

 

 

Elenco Modular

 

Número Designação Duração de 
referência
(horas)
1 Texteos de Carácter Autobiográfico 30
2 Textos Expressivos e Creativos e Textos Poéticos  24
3 Textos dos Média I 24
4 Textos Narrativos/Descritivos I 27
5 Textos dos Média II 21
6 Textos Argumentativos 27
7 Textos de Teatro I 24
8 Textos Narrativos/Descritivos e Textos Líricos 36
9 Textos Líricos 24
10 Textos Épicos e Textos Épicos-Líricos 36
11 Textos de Teatro II 21
12 Textos Narrativos/Descritos II 24