Inglês
Caracterização da disciplina
No contexto de uma Europa plurilingue e pluricultural, o acesso a várias línguas torna-se cada vez mais valioso para os cidadãos europeus, não só como requisito para a comunicação com os outros mas também como fundamento-base de educação cívica, democrática e humana. No contexto escolar, a aprendizagem de línguas assume, assim, um papel relevante na formação integral dos alunos, não apenas no que diz respeito aos processos de aquisição dos saberes curriculares, como também na construção de uma educação para a cidadania. Com efeito, a aprendizagem de línguas inscreve-se num processo mais vasto, que ultrapassa a mera competência linguística, englobando aspectos ligados ao desenvolvimento de uma postura questiona-te, analítica e crítica, face à realidade, concorrendo para a formação de cidadãos activos, intervenientes e autónomos.
Componente activa da pluralidade linguística e cultural europeia, a lingual inglesa tem vindo a adquirir o estatuto de primeira língua na comunicação mundial: na comunidade negocial, nas tecnologias globais de informação, na ciência e na divulgação científica, de entre outras. As questões relacionadas com o que ensinar em termos de língua e cultural têm-se assim complexificado pelo facto de o inglês assumir esse estatuto e ainda pela desconcentração no que respeita às suas duas principais realizações: o inglês americano e o inglês britânico. Adopta-se neste programa uma visão abrangente da língua inglesa, incorporando outras culturas em que é primeira língua e privilegiando o seu papel como língua de comunicação internacional.
Tal opção requer que aos alunos sejam facultadas oportunidades de contacto com realidades linguísticas e culturais diversificadas, de modo a assegurar o desenvolvimento integrado das competências comunicativa e sociocultural, fundamentadas em atitudes, valores e competências promotoras da educação para a cidadania e de abertura e respeito pela diferença. Assim, este programa resulta do ajustamento do programa de inglês de nível de continuação de Língua Estrangeira I ou II dos cursos científico-humanísticos, tecnológicos e artísticos especializadas ao modelo curricular dos cursos profissionais, garantindo aos alunos uma formação geral comum.
Competências a Desenvolver
Número | Designação | Duração de referência (horas) |
1 | Eu e o Mundo Profissional | 27 |
2 | Um Mundo de Muitas Línguas | 24 |
3 | O Mundo Tecnológico | 24 |
4 | Os Média e a Comunicação Global | 24 |
5 | Os Jovens na Era Global | 24 |
6 | O Mundo à Nossa Volta | 24 |
7 | Os Jovens e o Consumo | 24 |
8 | O Mundo do Trabalho | 24 |
9 | A Comunicação no Mundo Profissional | 24 |