Inglês

Caracterização da disciplina

No contexto de uma Europa plurilingue e pluricultural, o acesso a várias línguas torna-se cada vez mais valioso para os cidadãos europeus, não só como requisito para a comunicação com os outros mas também como fundamento-base de educação cívica, democrática e humana. No contexto escolar, a aprendizagem de línguas assume, assim, um papel relevante na formação integral dos alunos, não apenas no que diz respeito aos processos de aquisição dos saberes curriculares, como também na construção de uma educação para a cidadania. Com efeito, a aprendizagem de línguas inscreve-se num processo mais vasto, que ultrapassa a mera competência linguística, englobando aspectos ligados ao desenvolvimento de uma postura questiona-te, analítica e crítica, face à realidade, concorrendo para a formação de cidadãos activos, intervenientes e autónomos.

    Componente activa da pluralidade linguística e cultural europeia, a lingual inglesa tem vindo a adquirir o estatuto de primeira língua na comunicação mundial: na comunidade negocial, nas tecnologias globais de informação, na ciência e na divulgação científica, de entre outras. As questões relacionadas com o que ensinar  em termos de língua e cultural têm-se assim complexificado pelo facto de o inglês assumir esse estatuto e ainda pela desconcentração no que respeita às suas duas principais realizações: o inglês americano e o inglês britânico. Adopta-se neste programa uma visão abrangente da língua inglesa, incorporando outras culturas em que é primeira língua e privilegiando o seu papel como língua de comunicação internacional.

    Tal opção requer que aos alunos sejam facultadas oportunidades de contacto com realidades linguísticas e culturais diversificadas, de modo a assegurar o desenvolvimento integrado das competências comunicativa e sociocultural, fundamentadas em atitudes, valores e competências promotoras da educação para a cidadania e de abertura e respeito pela diferença. Assim, este programa resulta do ajustamento do programa de inglês de nível de continuação de Língua Estrangeira I ou II dos cursos científico-humanísticos, tecnológicos e artísticos especializadas ao modelo curricular dos cursos profissionais, garantindo aos alunos uma formação geral comum.

Competências a Desenvolver

Os módulos representados orientam-se para o desenvolvimento de competências gerais (saber, saber fazer, saber ser e saber apreender) e de competências específicas que interagem de uma competência comunicativa: 
    Linguística, pragmática e sociolinguística. A competência sociocultural intrega-se nas competências gerais a promover no aluno, apelando ao desenvolvimento do conheçimento (gerais, acerca do mundo; socioculturais, acerca das sociadades onde a língua-alvo é falada), capacidades e atitudes, que permitem ao aluno interagir com os outros, independentemente das fronteiras linguístico/culturais, relacionando-se com outras línguas e demonstrando abertura e respeito pelos seus valores e práticas. 
     A componente sociolinguística, relacionada com a vertente sociocultural da competência comunicativa - e que revela da convenções sociais que reagem as interações comunicativas entre representante de diferentes comunidades culturais (regras de comveniência social, normasd que governam as relações entre gerações, sexos, grupos e classes sociais. etc.) - subjaz às componentes linguísticas e pragmática. Por sua vez, a componente linguística desdroba-se em competência lexical, competência gramatical, competência semântica e competência funológica, reportando-se as dimensões na língua como sistema. A componente pragmática divide-se em competências discursiva e em competência funcional/estratégica, associando-se à utilização de estratégias de interpetação e produção do discurso. Estas estratégias são susceptiveis de variar de acordo com os tipos de texto e com contexto especifico de interação.
    Neste pressuposto, e em articulação com as competências gerais e específicas constantes do Quadro Europeu Comum de Referência, foi perspectivado um núcleo de competências de carácter sociocultural e de aprendizagem, que deverão ser desenvolvidas de forma articulada ao longo do ciclo modular. O aprendente mobiliza este capital de competências, entendidas como conheçimentos, capacidades e atitudes, sempre que se envolve em interações comunicativas que implicem o uso da língua
 
Número     Designação     Duração de
referência
(horas)
1 Eu e o Mundo Profissional 27
2 Um Mundo de Muitas Línguas 24
3 O Mundo Tecnológico 24
4 Os Média e a Comunicação Global 24
5 Os Jovens na Era Global 24
6 O Mundo à Nossa Volta 24
7 Os Jovens e o Consumo 24
8 O Mundo do Trabalho 24
9 A Comunicação no Mundo Profissional 24