Educação Física
Caraterizão da Disciplina
Competências a Desenvolver
Os objetivos que sintetizam as competências, no ciclo de formação, organizam-se em três subconjuntos: um que traduz os objetivos transversais a todas as áreas considerantes, outro que se refere ás áreas consideradas obrigatórias, e ainda outro, relativo ás áreas de opção dos alunos.
Objectivos comuns a todas as área
1.Participar activamente em todas as situações e procurar o exito pessoal e do grupo:
- relacionando-se com cordialidade e respeito pelos seus companheiros, quer no papel de parceiros quer no de adversários;
- aceitando o apoio dos companheiros nos esforços de aperfeiçoamento próprio, bem como as opções do(s) outro(s) e as dificuldades reveladas por ele(s);
- interessando-se e apoiando os esforços dos companheiros com oportunidade, promovendo a entreajuda para favorecer o aperfeiçoamento e satisfação própria e do(s) outro(s);
- cooperando nas situações de aprendizagem e de organização, escolhendo as acções favoráveis ao êxito, segurança e bom ambiente relacional na actividade da turma;
- apresentando iniciativas e propostas pessoais de desenvolvimento da actividade individual e do grupo, considerandoas que são apresentadas pelos companheiros com interesse e objectividade;
- assumindo compromissos e responsabilidades de organização e preparação das actividades individuais e/ou de grupo, cumprindo com empenho e brio as tarefas inerentes;
- combinando com os companheiros decisões e tarefas de grupo com equipado e respeito pelas exigências e possiblidades individuais.
2. Analisar e interpretar a realização das actividades físicas seleccionadas, aplicando os conhecimentos sobre técnica, organização e participação, ética desportiva, etc.
3. Interpretar crítica e correctamente os acontecimentos no universo das actividades físicas, interprentando a sua prática e respetivas condições como factores de elevação cultural dos praticantes e da comunidade em geral.
4. Identificar e interpretar os fénomenos da industrialização, urbanismo e poluição como factores limitativos das possiblidades de prática das actividades físicas e da aptidão física e da saúde das populções.
5. conheçer e interpetar os factores de saúde e risco associados à prática das actividades físicas e aplicar as regras de higiene e de segurança.
6. Conheçer e aplicar diversos processos de elevação e manutenção da condição física de uma forma autónoma no seu quotidiano, na perspectiva da saúde, qualidade de vida e bem-estar.
7. Elevar o nível funcional das capaciades condicionais e coordenativas gerais, particularmente de resistência geral dse longa e média duração, da força resistente, da força rápida, da flexibilidadem, da velocidade de reação simples e complexa, de execução, de deslocamento e de resistência, e das destrezas geral e específico.
Módulos | Especificação | Duração |
JDC I | O nível Introdução de Voleibol ou Andebol ou futebol ou Basquetebol |
Não superior a 1 ano |
JDC II | O nível Introdução de outro jogo que não o selecionado no módulo anterior |
Não superior a 1 ano |
JDC III | O nível Elementar de Voleibol ou Andebol ou Futebol ou Basquetebol |
Não superior a 1 ano |
GINÁSTICA I | O nível Introdução da Ginástica de Solo e o nível Introdução de um aparelho da Ginástica de Aparelhos |
Não superior a 1 ano |
GINÁSTICA II | O nível Elementar da Ginástica de Solo e o nível de Introdução de outro aparelho da Ginástica de Aparelhos |
Não superior a 1 ano |
GINÁSTICA III | O nível Introdução da Ginástica Acrobática |
Não superior a 1 ano |
ATL/RAQ/PAT I | O nível Introdução do Atletismo ou de um Desporto de Raquetas ou da Patinagem |
Não superior a 1 ano |
ATL/RAQ/PAT II | O nível Introdução de outra matéria não seleccionada no módulo anterior |
Não superior a 1 ano |
ACT.EXPL.NAT | O nível Introdução de uma matéria de Actividades de Exploração da Natureza |
Não superior a 1 ano |
DANÇA I | Uma dança do nível Introdução das Danças Sociais ou das Tradicionais Portuguesas |
Não superior a 1 ano |
DANÇA II | Outra dança do nível Introdução das Danças Sociais ou das Tradicionais Portuguesas |
Não superior a 1 ano |
DANÇA III | Uma dança do nível Elementar das Danças Sociais ou das Tradicionais Portuguesas |
Não superior a 1 ano |
APTIDÃO FÍSICA |
Resistência, Força, Velocidade, Flexiblidade e Destreza geral |
3 Anos |
ACT.FIS/CONTEXTOS E SAÚDE I |
Objectivos 1, 2 e 3 especificados na parte II do programa |
Não superior a 1 ano |
ACT.FIS/CONTEXTOS E SAÚDE II |
Objectivos 4 e 5 especificados na parte II do programa |
Não superior a 1 ano |
ACT.FIS/CONTEXTOS E SAÚDE III |
Objectivos 6 e 7 especificados na parte II do programa |
Não superior a 1 ano |