Educação Física

Caraterizão da Disciplina

A disciplina de Educação Física tem hoje, no quadro do sistema educativo português, um papel fundamental no processo de desenvolvimento da criança e do jovem já que se mantém no currículo de todos os alunos ao longo do ensino basíco secundário.
Tal facto acarreta responsabilidade acrescidas, para todos os intervenientes, já que a progessão consolidação e ampliação dos efeitos desta área curricular não podem permanecer indiferentesn a esse processo de continuidade.
Existe um conjunto de factores que afectam esse processo, alguns dos quais nao são directamente controlados pelos docentes enquanto responsáveis últimos do processo educativo, como é o caso da qualidade e adequação das instalações para a Educação Física.
Ourtos factores não esgotaram ainda todas as suas virtualidades na melhoria da qualidade da disciplina, como é o caso dos Progamas de Educação Física elaborados no ambito da reforma educativas de finais dos anos oitenta e princípios de noventa, como tem sido reconhecido pelas várias entidades envolvidas na revisão curricular em curso.
A construção intregada dos progamas do ensino básico e secundário , permitindo um processo relativamente estabilizado de articulação vertical e horinzontal, forneceu-lhes uma consistencia que, aliada a um conjunto de decisões estratégicas e de ampla participação de diferentes sectores do mundo das actividades físicas e desportivas, lhe permitiu atravessar o tempo sem desgate nem significativa desactualizão .
Assim sendo, o programa resulatante da revisão curricular operada no ensino secundário, no quadro desta área disciplinar, para os cursos científico-humanísticos, tecnológicos e artísticos especializados, reflete esta filisofia de ordem genérica e tranversal, tendo-se procedido apenas a pequenos ajustamentos ao progama até ai em vigor.
O presente programa contitui-se como mais elo nesta composição curricular, sofrendo as influencias das decisões já anteriortamente tomadas , mas igualmente fornecendo novos motivos de reflexão e de enriquecimento, por forma a corresponder aos contornos especificos que a disciplina inscrita pela primeira vez na matriz curricular dos cursos profissionais, exige, nomeadamente, a organização modular e a menor carga horária relativamente aos cursos de nível secundário.
 

Competências a Desenvolver

Os objetivos que sintetizam as competências, no ciclo de formação, organizam-se em três subconjuntos: um que traduz os objetivos transversais a todas as áreas considerantes, outro que se refere ás áreas consideradas obrigatórias, e ainda outro, relativo ás áreas de opção dos alunos.

Objectivos comuns a todas as área

1.Participar activamente em todas as situações e procurar o exito pessoal e do grupo:

  • relacionando-se com cordialidade e respeito pelos seus companheiros, quer no papel de parceiros quer no de adversários;
  • aceitando o apoio dos companheiros nos esforços de aperfeiçoamento próprio, bem como as opções do(s) outro(s) e as dificuldades reveladas por ele(s);
  • interessando-se e apoiando os esforços dos companheiros com oportunidade, promovendo a entreajuda para favorecer o aperfeiçoamento e satisfação própria e do(s) outro(s);
  • cooperando nas situações de aprendizagem e de organização, escolhendo as acções favoráveis ao êxito, segurança e bom ambiente relacional na actividade da turma;
  • apresentando iniciativas e propostas pessoais de desenvolvimento da actividade individual e do grupo, considerandoas que são apresentadas pelos companheiros com interesse e objectividade;
  • assumindo compromissos e responsabilidades de organização e preparação das actividades individuais e/ou de grupo, cumprindo com empenho e brio as tarefas inerentes;
  • combinando com os companheiros decisões e tarefas de grupo com equipado e respeito pelas exigências e possiblidades individuais.

2. Analisar e interpretar a realização das actividades físicas seleccionadas, aplicando os conhecimentos sobre técnica, organização e participação, ética desportiva, etc.

3. Interpretar crítica e correctamente os acontecimentos no universo das actividades físicas, interprentando a sua prática e respetivas condições como factores de elevação cultural dos praticantes e da comunidade em geral.

4. Identificar e interpretar os fénomenos da industrialização, urbanismo e poluição como factores limitativos das possiblidades de prática das actividades físicas e da aptidão física e da saúde das populções.

5. conheçer e interpetar os factores de saúde e risco associados à prática das actividades físicas e aplicar as regras de higiene e de segurança.

6. Conheçer e aplicar diversos processos de elevação e manutenção da condição física de uma forma autónoma no seu quotidiano, na perspectiva da saúde, qualidade de vida e bem-estar.

7. Elevar o nível funcional das capaciades condicionais e coordenativas gerais, particularmente de resistência geral dse longa e média duração, da força resistente, da força rápida, da flexibilidadem, da velocidade de reação simples e complexa, de execução, de deslocamento e de resistência, e das destrezas geral e específico.

 

Módulos     Especificação Duração
JDC I O nível Introdução de Voleibol ou
Andebol ou futebol ou Basquetebol
Não superior
 a 1 ano 
JDC II O nível Introdução de outro jogo que
não o selecionado no módulo
anterior
Não superior
a 1 ano
JDC III O nível Elementar de Voleibol ou
Andebol ou Futebol ou Basquetebol
Não superior
a 1 ano
GINÁSTICA I O nível Introdução da Ginástica de
Solo e o nível Introdução de um
aparelho da Ginástica de Aparelhos
Não superior 
a 1 ano
GINÁSTICA II O nível Elementar da Ginástica de
Solo e o nível de Introdução de outro 
aparelho da Ginástica de Aparelhos
Não superior
a 1 ano
GINÁSTICA III O nível Introdução da Ginástica 
Acrobática
Não superior
a 1 ano
ATL/RAQ/PAT I O nível Introdução do Atletismo ou de
um Desporto de Raquetas ou da Patinagem
Não superior
a 1 ano
ATL/RAQ/PAT II O nível Introdução de outra matéria 
não seleccionada no módulo anterior
Não superior
a 1 ano
ACT.EXPL.NAT O nível Introdução de uma matéria
 de Actividades de Exploração da Natureza 
Não superior
a 1 ano
DANÇA I Uma dança do nível Introdução das
Danças Sociais ou das Tradicionais
Portuguesas
Não superior
a 1 ano
DANÇA II Outra dança do nível Introdução das
Danças Sociais ou das Tradicionais 
Portuguesas
Não superior
a 1 ano
DANÇA III Uma dança do nível Elementar das
Danças Sociais ou das Tradicionais 
Portuguesas
Não superior
a 1 ano

APTIDÃO FÍSICA

Resistência, Força, Velocidade,
Flexiblidade e Destreza geral
 

3 Anos
 
ACT.FIS/CONTEXTOS E 
SAÚDE I
Objectivos 1, 2 e 3 especificados na
parte II do programa
Não superior 
a 1 ano
ACT.FIS/CONTEXTOS E
SAÚDE II
Objectivos 4 e 5 especificados na 
parte II do programa
Não superior
a 1 ano
ACT.FIS/CONTEXTOS E
SAÚDE III
Objectivos 6 e 7 especificados na
parte II do programa
Não superior
a 1 ano