Área de Integração
Caracterização da Disciplina
A Área de Integração surge em 1990, no quadro da componente sociocultural dos currículos de formação de nível 3 das escolas profissionais. A sua desgnação remete-nos, desde logo, para uma ideia de transversalidade e encontro de conhecimentos de diferentes área disciplinares, disponiveis para serem aplicados numa melhor compreensão do mundo contemporâneo. Tal objetivo gerou a necessidade de construir um programna que favorece simultâneamente a aquisição de saberes oriundios das ciências sociais e da reflexão filosófica e o desenvolvimente de competências capacitantes para a inserção na vida social e no mercado de trabalho em evolução e transformação. Tratava-se de dar corpo a um conjunto de propostas que, assentes em contextos científicos e culturais, desenvolvem-se nos alunos curiosidade, iniciativa, creativiade no encontro de soluções, responsabilidae na realização de projctos, sentdo de cooperação na partilha de processos e produtos. Finalmente, dada a diversidade de cursos a que se destinava, havia que dotar o programa de grande adaptalidade.
Decorridos mais de 10 anos os objetivos da Área de Integração permanecem. Hoje, à que repensar o programa nos seus conteúdos, reformolar o modo como se apresentam ao seu público e, muito particularmente, inserir nas suas propostas os grandes progressos da última década: as novas técnologias de comunicação e informação que ampliam incomensurávelmente a possibilidade de saber e de agir, abrindo novas dimensões à vida pessoal e social.
Competências a Desenvolver
Tendo em vista a formação sociocultural de jovens que tencionamente virão a inserir-se no mercado de trabahlho como quadros intermédios, o programa viza favorecer o desenvolvimento de competências que proporcionem uma socialização lavoral na qual as técnologias, o trabalho em equipa, a decisão participava e o emprendorismo individual assume importâncias decisivas.
Para dar corpo ao desenvolvimento de competências como iniciativa, autonomia, creticidade, integração e utilização criativa de saberes. o programa deve ser interpetado como um todo indissociavél de que fazem parte a aquisição de conhecimentos de cultutais/ciêntifica e os procedimentos de investigação, seleção, organização e difusão desses conhecimentos. Importância idêntica é, assim atríbuida aos objetivos de apreendizagem, às situações de apreendizagem/avaliação e à criação dos recursos a selecionar. A forma porque se optou é significativa da intenção de pariedade entre saber e procedimentos.
Em síntese, com este programa pretende-se essencialmente, desenvolver a capaciade de integrar conhecimentos de diferentes áreas disciplinar, aproximando estes conhecimentos de experiências de vida dos alunos e aplica-lo a uma melhor compreensão sobre o mundo contemporáneo.
Elenco Modular
Módulos Temas-problema |
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Área I - Pessoa | 1.1 - A construção do conhecimento ou o fogo de Prometeu |
1.2 - Pessoa e Cultura | |
1.3 - A comunicação e a construção do indíviduo | |
2.1 - Estrutrura familiar e dinâmica social | |
2.2 - A construção do social | |
2.3 - A construção da democracia | |
3.1 - O Homem e a Terra | |
3.2 - Filho do Sol | |
3.3 - Homem-Natureza: uma rotação sustentável | |
Área II - Sociedade | 4.1 - A identidade regional |
4.2 - A religião e o espaço nacional | |
4.3 - Desiquilíbrios regionais | |
5.1 - A integração no espaço europeu | |
5.2 - A cooperação europeia | |
5.3 - A cooperação transtoteiriça | |
6.1 - O trabalho, a sua evolução e o estatuto no Ocidente | |
6.2 - O desenvolvimento de novas atitudes no trabalho e no emprego, o empreendedorismo |
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6.3 - As organizações do trabalho | |
Área III - O Mundo | 7.1 - Célula Global ou Giostização das Culturas? |
7.2 - Um desafio: o desenvolvimento sustentável | |
7.3 - O papel das organizações internacionais | |
8.1 - Das Economias-mundo à Economia Global | |
8.2 - Da multiplicadade dos saberes à Ciência como construção racional do real |
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8.3 - De Alexandria à era digital: a difusão ao conhecimento através dos seus suportes |
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9.1 - Os fins e os meios: que Ética para a vida humana? | |
9.2 - A formação da sensabilidade cultural e a transfiguração da experiência: a Estética |
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9.3 - A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual no mundo |
Trabalho 1 - Açores
Nesta disciplina fizemos um trabalho sobre os Açores, com base em informações que foram nos dadas pelo professor, e também com base na internet.
O objetivo deste trabalho é ficarmos a conheçer melhor neste caso os Açores.